terça-feira, 6 de maio de 2008

Castelo do Piauí

Localizada a 190km ao norte da capital Teresina o município de Castelo do Piauí guarda um dos locais mais belos do Piauí: A Pedra do Castelo, um enorme bloco de pedras, que forma uma caverna. Dentro da "pedra" são encontradas pinturas rupestres de povos primitivos que ali viveram, tornando-a um importante sítio arqueológico.



O município possui sítio arqueológico (arte rupestre

brasileira) de interesse histórico e turístico!



A cidade é banhada pelo Rio Poti, que separa o município de Castelo do Piauí ao Município de Juazeiro do Piauí. Existe ainda o Rio Cais, que é um rio não perene, que deságua no Rio Poti



Em Castelo acontece todos os anos o Festival da cachaça, que é realizado pela parceria entre a Prefeitura de Castelo do Piauí, o Governo do Estado e o Sebrae.

O principal objetivo do evento é promover ações empreendedoras no município, fortalecendo o agronegócio da cachaça e da ovinocaprinocultura, turismo, artesanato e cultura, além de oferecer à comunidade local oportunidades de emprego e geração de renda.

O presidente da Piemtur, Patrocínio Paes Landim, disse o seguinte sobre o evento: “Castelo é uma de nossas apostas para a criação

e desenvolvimento de novos produtos turísticos. E o Cachaça Fest, nós entendemos que é uma vitrine para mostrarmos o potencial do ecoturismo da cidade, além da força econômica do principal produto da região, que é a cachaça”.


Este evento, geralmente, acontece no meio do ano. Em meados de julho turistas são convidados a conhecer as belezas da cidade, a hospitalidade, saborear a cachaça produzida na região e conferir shows com artistas nacionais, regionais e locais.

Por falar em cachaça, em Castelo, fica localizada a sede da famosa cachaça Magueira. A cachaça mangueira tem como matéria-prima a cana-de-açúcar e é fabricada por meio de um processo produtivo artesanal, cujas vantagens conferem ao produto final um diferencial positivo, a saber: Na produção da matéria-prima, que ocorre na própria fazenda MANGUEIRA, não são usados adubos químicos, apenas adubos orgânicos, embora seu custo seja mais elevado; A cana não é queimada antes do corte, o que retarda a deteriorização e evita o acúmulo de cinzas nos tanques de fermentação. Embora o processo seja mais trabalhoso, tem a vantagem de carregar uma flora microbiana mista que produz, além do álcool, outros componentes que realçam o aroma (buquê) da cachaça. Sua destilação é feita em alambique de cobre, o que influi positivamente na qualidade do produto, porque o cobre catalisa importantes reações no processo de destilação; Para realçar os componentes formadores do buquê da cachaça são utilizados apenas nutrientes naturais e não se acrescenta qualquer produto químico. Depois de produzida a cachaça MANGUEIRA é armazenada em tonéis de madeira, passando por um processo de envelhecimento durante dois anos, tornando seu sabor redondo, suave e fino. Pode ser consumida pura ou gelada.

Ainda em Castelo fica a sede do UPUPI – União de Pesquisas Ufológicas do Piauí

Um grupo que trabalha para buscar a verdade através de casos, relatórios, fotos e relatos de moradores que já avistaram vários ovnis sobre a cidade. Dizem que os ETs freqüentemente os visitam. Mais um motivo para você conhecer essa belíssima e aconchegante cidade piauienses. Com tantos mistérios, belezas e coisas gostosas para saborear com certeza essa cidade vai TE MARKAR!!!

Em breve teremos um kit somente com cachaça e outro kit com produtos para tirar a ressaca. Tudo do nosso Piaui Kit Marka.

Fontes: sites do SEBRAE, Governo do Estado do PI, Adega, Cachaça Mangueira e site oficial do UPUPI.

Nenhum comentário: