domingo, 18 de maio de 2008

Piauiês

O texto abaixo encontrei no Blog do Dourado. Pense num blog bacana!!!
Valeu meu amigo!!!
Jex


Esse é um livro do Paulo José Cunha, 2ª edição, publicado pelo Cineas Santos.

Depois duma sugestão da San, uns e-mails q ela me enviou dum certo dialeto mineiro...

Chega de frescura, vou tentar fazer uma peneira do livro. Farei um rol dos q mais gosto - e mais uso - e dos q, embora seldomente, minha família e eu usamos.
Nem pedi autorização ao cara. Se me der veneta de colocar algum exemplo, serão meus os exemplos.

Altear = subir o volume do som
Aberar = sair
Acocar = ficar de cócoras
Acochado = apertado
Afolozado = folgado, frouxo
Amarelo-queimado = cor laranja
Amolegar = amolecer
Artista = contrário de bandido
Atraca = gigolete
Avexado = apressado

Baladeira = estilingue
Bater a biela = morrer
Bater o centro = começar um jogo
Bem ali assim = ali
Bem aqui assim = aqui
Bico = chupeta
Biloto = qualquer botão ou saliência
Briba = lagartixa
Budejar = falar muito

Caçar conversa = procurar briga, confusão
Caçuleta = batida na orelha com um dedo
Cangapé = salto nágua (ornamental)
Capitão = comida amassada com a mão (especialmente feijão)
Cara-ôi = vesgo
Carasquento = áspero (eu chamo 'caraquento')
Catirina = libélula
Caxingar = coxear
Ceroto = sujeira
Chega, menino! = socorro!
Côfo = saco de palha, tem uma variação q a gente chama 'uru'
Coidado! = cuidado!
Com frente = em frente
Como sem falta = sem falta (essa expressão é a cara do Reginaldo)
Correr a lacuchia = passar por situação econômica desfavorável (essa é a cara do papai)
Cruviana = (noite de) frio - é quase uma espécie de Cuca aqui do Piauí, eu tinha muito medo dela
Curica = empregada doméstica

By Dourado

2 comentários:

Dourado disse...

Opa, gostei do elogio

teu blog é bem bolado

gostei dos vídeos (até agora só vi um)

abraços

Dourado disse...

Oi, tentei te adicionar no Orkut

mas vc não permite scraps no seu scrapbook

e me perguntou duas vezes quem sou eu

ora, foi vc quem me visitou

gostei do seu blog,

mas se vc não quiser tudo bem

abraços